Nós somos a Universidade Corporativa da Igreja Batista Atitude. Nascemos para levar o conhecimento Bíblico a todas as partes do mundo. De forma ousada e inovadora a UNIATITUDE planeja, desenvolve e coordena ações educacionais presenciais e a distância, visando o crescimento espiritual da membresia e de pessoas que anseiam por conhecimento, liderança e avivamento de sua fé.
1.1.Visão
Seminário Teológico Livre para formar novos líderes avivalistas.
1.2.Missão
Formar uma nova geração de avivalistas com objetivo de expandir o Reino através de missões e plantações de igreja com foco na visão celular e discipular.
1.3.Valores
Fé, santidade, intimidade com Deus, embasamento bíblico, compromisso, honra e, principalmente, paixão por vidas.
O Seminário Kerigma On-line é um curso de caráter livre, planejado e desenvolvido pela Igreja Batista Atitude com o intuito de formar uma nova geração de avivalistas.
A formação integral do indivíduo é um caminho por excelência constituído através da educação. As Novas Tecnologias proporcionam a possibilidade de uma educação democrática, quando podem instrumentalizá-la numa modalidade de Educação a Distância. Desta forma, o Seminário Kerigma entende que o norte de sua visão educacional ocorre por inúmeras ações administrativas e pedagógicas no sentido de garantir melhorias contínuas na criação, aperfeiçoamento, divulgação de conhecimentos teológicos que contribuam para conhecer a visão celular/ discipulado, promover conhecimento bíblico teológico, preparar pessoas para o exercício de uma vida ministerial e missional e aplicação dos conhecimentos para plantação de novas igrejas.
O curso, portanto, compromete-se especificamente com o aprimoramento teórico, reflexivo e ético buscado por cristãos-protestantes que veem na formação teológica a complementaridade necessária para esse fim.
2.1. Formato do curso/matriz curricular
Além do compromisso com o perfil ético e espiritual do curso, a matriz curricular está organizada no sentido de prover ao aluno a possibilidade de desenvolver seu potencial de aprendizagem a distância, adquirindo novas habilidades e competências através das informações recebidas e da possibilidade de transformá-las em conhecimento, enquanto capacita o aluno instrumental e teoricamente a compreender seu papel como agente do conhecimento.
2.2. Carga horária a distância
O seminário terá a duração de 3 (três) anos ou 6 (seis) períodos letivos. A carga horária total é de 1.700 (um mil e setecentas) horas. A cada semestre você estudará 5 (cinco) disciplinas com 50 (cinquenta) horas.
As disciplinas serão liberadas sequencialmente ao longo de 4 (quatro) semanas, permitindo que você organize melhor o seu tempo e não acumule atividades de uma disciplina para outra.
A carga horária a distância das disciplinas será efetivada com a realização das seguintes atividades:
Estudos teóricos e práticos.
Presença nas aulas ao vivo.
Assistir videoaulas.
Leitura das apostilas.
Realização das tarefas avaliativas.
Realização de prova.
Em cada disciplina o aluno terá acesso a textos teóricos, atividades diversificadas, textos complementares, videoaulas, notas de aula/apostilas em PDF e trabalhos diversos sempre a critério do corpo docente.
3.1. Modelo de trabalhos diversos
Todo trabalho solicitado deve ser realizado de acordo com as normas ABNT. Sendo obrigatória a utilização de capa padronizada, folha de rosto, sumário, texto, referencia e anexos, ou de acordo com o solicitado pelo professor
3.2. Informações técnicas
a) As aulas são acessadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do Seminário Kerigma.
b) Recomendamos requisitos mínimos para uso e acesso ao Seminário Kerigma:
1.Computador Desktop ou Notebook
2.Telefone Celular
c) O Flash não é formalmente suportado por vários navegadores e a recomendação do consórcio W3e em RFC é não desenvolver nenhum aplicativo usando flash por causa da falta de segurança. O suporte a app legados precisa ser configurado em cada browser e é recomendado colocar a informação de como fazê-lo. No caso do Chrome para usar o Adobe Flash Player, é preciso habilitar o plugin manualmente. Isso pode ser feito acessando o site chrome://components e procurando pela opção "Adobe Flash Player
d) É preciso habilitar JavaScript, Cookies e pop-ups.
Faça-o principalmente para o navegador Safari. Habilite os pop-ups sempre que aparecer uma janela extra solicitando novamente a senha em sua tela.
e) Certifique-se de que seu computador esteja com as atualizações em dia.
f) Em ambiente empresarial/escolar, verifique as há restrições de acesso a Internet com o suporte ao usuário ou o administrador de Tecnologia da Informação e Comunicação da unidade.
g) É expressamente vedada a gravação ou cópia das aulas disponibilizadas on-line na Área do Aluno. Sujeito a sanções previstas no regimento acadêmico.
h) O uso da senha e o acesso ao ambiente restrito é pessoal e intransferível, sendo inadmissível o compartilhamento de aulas.
i) A conta e senha fornecida para o acesso ao Seminário Kerigma é pessoal e intransferível, sendo de plena responsabilidade do aluno.
j) Qualquer problema no uso da plataforma ou erro apresentado técnico o aluno poderá abrir um ocorrência junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC no email secretaria@uniatitude.com.br. Fornecendo o nome completo, Registro Acadêmico, dados da ocorrência.
l) As aulas transmitidas ao vivo tem acesso pelo por link disponibilizado na Sala de Aula virtual da disciplina em curso.
m) A comunicação com os tutores será realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Seminário Kerigma e pelos grupos de alunos, criados no WhatsApp.
Formamos uma equipe de tutores (mediadores de aprendizagem) que estarão com você em toda esta caminhada. Nossos tutores são ou foram seminaristas do nosso curso e todos têm um envolvimento grande com nossa Igreja.
A equipe de tutoria tem a tarefa de orientar você em todas suas dúvidas pedagógicas através de vários canais de comunicação. Nossa tutoria será ativa, ou seja, não vamos esperar você ter dúvidas ou ficar atrasado nas tarefas, pois possuímos ferramentas que nos mostram suas atividades na plataforma e vamos usá-las para monitorar o seu percurso.
Além de cuidar de você pedagogicamente, o seu tutor vai orar semanalmente por você.
Os tutores estarão disponíveis de segunda a sexta de 9 (nove) às 18 (dezoito) horas para responder as diversas questões e, dentro deste horário de atendimento, terão o prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas para retornar.
Os diversos canais de comunicação serão divulgados na sala de aula virtual.
Os eventos ao vivo serão conduzidos pelo professor titular da disciplina, mas sempre que necessário, o seu tutor poderá convocar seu grupo para um evento.
Os eventos ao vivo serão gravados e os links disponibilizados na plataforma.
A avaliação das disciplinas do Seminário Kerigma na modalidade a distância, é feita pelo somatório de 2 instrumentos de avaliação:
Avaliação Procedimental, durante as 3 primeiras semanas de cada disciplina. Suas notas são expressas na escala de 0 (zero) a 10 (dez), totalizando 40% do peso da média para aprovação, ficando a cargo do professor de cada disciplina o número de atividades, podendo o mesmo utilizar ferramentas como: testes objetivos, trabalhos em grupo e/ou individual, fóruns e outros instrumentos de avaliação.
Avaliação Conceitual na última semana da disciplina, com proposta objetiva, subjetiva ou mista, contendo 20 (vinte) questões que abarcam o conteúdo total da disciplina e notas expressas na escala de 0 (zero) a 10 (dez), totalizando 60% do peso total da média para aprovação com proposta, podendo ser: objetiva, subjetiva ou mista.
Lembrando que a Média Final de cada disciplina é média ponderada da nota(s) da Avaliação Procedimental mais a(s) notas da Avaliação Conceitual, de forma que o aluno obtenha nota entre 0-10 pontos, sendo que a média para aprovação é igual ou superior a 7.0.
O resultado das CORREÇÃO DAS ATIVIDADES estará disponível ao aluno uma semana após a entrega da mesma.
A Média Final da disciplina (MD) será calculada, sendo: MD = ((AP1 + AP2 + AP3+ .. + APn) x 40 + PROVA x 60))/100
Exemplos:
1 Dado AP1 = 9.0, AP2 = 7.0 e PROVA = 9.5 MD = (9.0 x 20 + 7.0 x 20 + 9.5 x 60)/100 MD = (180 + 140 + 570)/100 MD = (890/100)
MD = 8.9
2 Dado AP1 = 9.0, AP2 = 7.0, AP3 = 5.0 e PROVA = 9.5 MD = (9.0 x 20 + 7.0 x 10 + 5.0 x 10 + 9.5 x 60)/100 MD = (180 + 70 + 50 + 570)/100 MD = (870/100)
MD = 8.7
3 Dado AP1 = 0, AP2 = 9.0 e PROVA = 6.0 MD = (0 x 20 + 9.0 x 20 + 7.5 x 60)/100 MD = (0 + 180 + 450)/100 MD = (630/100)
MD = 6.3
Novidade!
À partir de agora a participação nas aulas ao vivo
tem uma portuação extra de 0.25 por aula,
Totalizando até 01 ponto a mais na média final.
5.1 Prova de Resgate
1ª Situação: Para recuperar a nota de reprovação estará disponível na disciplina em dois casos específicos, listados à seguir: Caso o estudante realize as Atividades Pontuadas e Provas e obtenha média igual ou maior que 10 (dez) e menor que 70 (setenta) pontos, deverá realizar a Prova de Resgate para recuperar a sua Média e obter a aprovação na disciplina.
2ª Situação: Em substituição à Prova Final Caso o estudante realize ao menos uma Atividade Avaliativa e ou Prova Final e obtenha Média mínima de 100 (cem) pontos.
a) A prova contempla todo conteúdo da disciplina, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos.
b) Terá a duração de 2 horas.
c) Será liberada na sala on-line, ao final da última semana da disciplina, e após a liberação de todas as notas.
d) Não será necessária solicitação prévia dentro dos critérios descritos acima.
e) Em ambos os casos, a nota da Prova de Resgate terá 100% do peso total da média para aprovação.
5.2 Segunda chamada da prova de resgate
Para solicitar a revisão de prova, é necessário que o aluno realize as seguintes formalidades:
a) Encaminhar um e-mail de solicitação para o endereço eletrônico: coordtutoria@uniatitude.com.br, encaminhando os documentos comprobatórios e a justificativa;
b) Após a resposta, com a liberação da realização da prova, efetuar pagamento de taxa definida pelo financeiro e aguardar o e-mail com as orientações do envio.
Nos termos da Resolução nº 03 de 01/02/2009 – UESC, é assegurado o direito à segunda chamada, isenta de taxa financeira, ao aluno que não tenha realizado a avaliação, nos casos e condições especificados a seguir:
a) Internamento hospitalar devidamente comprovado pelo hospital.
b) Doença comprovadamente impeditiva da realização on-line da prova ou trabalhos, confirmada por um atestado médico, com CID, carimbo, data e assinatura do médico responsável pelo atendimento.
c) Luto por falecimento de parentes ou afins em linha reta e de colaterais até o segundo grau, comprovável pelo correspondente atestado de óbito.
d) Gestantes, parturientes e lactantes: cada caso será analisado pela equipe EaD.
Caso o aluno não realize a Prova de Resgate na data agendada pela coordenação, o mesmo perderá o direito a ela, como também perderá o valor da taxa paga.
Fique atento ao prazo para solicitação da avaliação de segunda chamada. Não serão aceitas solicitações fora do prazo e sem a devida comprovação.
5.3 Revisão de provas – critérios
Para solicitar a revisão de prova, é necessário que o aluno realize as seguintes formalidades:
a) Preencher o formulário disponibilizado no Mural Virtual, e sinalizar o tutor responsável pela disciplina.
b) Esta solicitação deverá ser feita até o terceiro dia corrido, após a entrega do resultado da prova em questão.
c) Na solicitação, deve haver uma fundamentação da revisão, justificando o seu pedido com base em argumentos válidos, justos e ponderados de acordo com os seguintes pontos:
d) Não serão aceitas solicitações de revisão de notas para alunos com notas dentro dos parâmetros de aprovação (notas entre 70 e 100 pontos).
e) O resultado será enviado ao aluno em até 10 dias úteis após o recebimento da solicitação por e-mail.
5.4 Critérios de aprovação
a) Será aprovado o aluno que obtiver 70 (setenta) ou mais pontos na média final de cada disciplina.
b) A pontuação máxima é de 100 (cem) pontos.
c) O aluno que obtiver média entre 100 (cem) e 69 (sessenta e nove) pontos na Média Final irá, automaticamente, para a Prova de Resgate.
5.5 Reprovação
A reprovação em disciplinas do curso será dada pelos seguintes motivos:
5.5.1 Plágio
No ambiente acadêmico, o plágio acontece com a utilização de produções de outras pessoas em qualquer tipo de trabalho, sem citar o nome dos autores. O plágio acadêmico é classificado em integral, parcial, conceitual e autoplágio. É importante ressaltarmos que o plágio é configurado Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. Caso seja comprovada a presença de plágio em trabalho ou resposta entregue por um de nossos alunos, este será automaticamente reprovadona disciplina e encaminhado ao Conselho de Ética da Instituição.
5.5.2 Nota insuficiente
O aluno que, ao final do semestre, após a realização da PROVA de RESGATE, não atingir a média igual ou superior a 70 (sete) pontos, será reprovado e deverá cursar a disciplina novamente.
5.5.3 Abandono de disciplina e/ou curso
O aluno que não entregar as atividades on-line, nem realizar as provas e a entrega de trabalhos, dentro do prazo estipulado e informado no calendário acadêmico do Seminário Kerigma será entendido como abandono de disciplina, e estará automaticamente reprovado, devendo cursar novamente a matéria em outro semestre conforme disponibilidade institucional.
5.5.4 Dependência
O aluno poderá carregar até duas dependências para o próximo semestre. Estas disciplinas serão ofertadas de acordo com cronograma a ser divulgado durante o curso. Sabendo que somente terminará o seminário os alunos que obtiverem média final mínima de 70 pontos, em todas as disciplinas cursadas.
O aluno poderá trancar a sua matrícula a qualquer momento do período letivo, através de solicitação enviada para o e-mail – secretaria@uniatitude.com.br.
O mesmo receberá em resposta um requerimento, que deverá ser preenchido e reenviado, de desistência do curso e não poderá reaproveitar os estudos não concluídos e seu retorno à Instituição deverá ser por meio de rematrícula.
A evasão e/ou abandono do semestre não cessará a responsabilidade do pagamento das parcelas a vencerem.
A questão de reembolso financeiro será realizada de acordo com o contrato financeiro assinado no início do curso.
6.1 Retorno de trancamento
O trancamento de semestre letivo tem validade por 03 (três) semestres, findos os quais o aluno será jubilado do Seminário.
Para reativar a matrícula no Seminário Kerigma, siga as instruções abaixo:
1° Passo – O aluno deverá formalizar sua solicitação em nosso e-mail: secretaria@uniatitude.com.br e ao nosso SAC: (21) 98420-3995, em horário comercial, de segunda a sexta.
2° Passo – Receberá um formulário de retorno que deve ser preenchido, anexando documentos necessários e encaminhado como resposta ao e-mail recebido.
3° Passo – A Secretaria Acadêmica realizará o levantamento de aproveitamento acadêmico e encaminhará para a análise da coordenação.
Caso o aluno tenha algum débito junto ao Seminário Kerigma, não será possível a continuidade no processo de retorno. Nesse caso, o aluno será encaminhado para o setor de renegociações, que dará todo o suporte para que o mesmo retorne e acerte seu débito. (Devido ao regimento interno, nenhum aluno pode se rematricular, retornar ou matricular-se em um curso tendo pendências com a instituição).
4° Passo – A coordenação fará uma análise de grade e repassará para secretaria em cópia sobre as matérias a ainda serem feitas, juntamente com a grade de retorno.
5° Passo – A devolutiva para o aluno com todas as informações sobre a nova grade de matérias a serem cursadas e a data de reingresso será enviada através do e-mail, pela Secretaria Acadêmica.
6° Passo – A devolutiva para o aluno com todas as informações sobre o investimento necessário para reingresso será realizada pelo Financeiro Uniatitude, por mensagem eletrônica.
Caso o aluno tenha algum débito junto ao Seminário Kerigma, não
será possível a continuidade no processo de retorno. Nesse caso, o
aluno será encaminhado para o setor de renegociações, que dará todo
o suporte para que o mesmo retorne e acerte seu débito. (Devido ao
regimento interno, nenhum aluno pode se rematricular, retornar ou
matricular-se em um curso tendo pendências com a instituição).
7° Passo – Assim que o aluno realizar o pagamento da 1ª parcela, deverá encaminhar o contrato assinado (podendo ser escaneado) e toda a documentação, encerrando o processo administrativo e acadêmico, estando então devidamente matriculado e apto para o início das aulas.
A formação da equipe é fundamental para que o Seminário Kerigma atenda às expectativas de qualidade tanto por parte do aluno, quanto da Instituição. A competência da equipe e a coerência no projeto do curso quanto às suas metas tornam essa escolha uma prioridade.
O conjunto da equipe possui a seguinte estrutura operacional:
a) Diretoria Pastoral: Responsável pela diretriz pastoral do seminário; coordenacaopastoral@uniatitude.com.br.
b) Diretoria Educacional: Responsável pela gestão geral do seminário; direcaoacademica@uniatitude.com.br.
c) Coordenador Teológico: O coordenador pedagógico é o responsável pela orientação aos professores do curso, estrutura curricular, acompanhamento e organização das questões acadêmicas do curso; coordenacaoacademica@uniatitude.com.br.
d) Coordenador de Tutoria: Responsável pela organização da disciplina, construção dos materiais didáticos, concepção das estratégias pedagógicas; coordtutoria@uniatitude.com.br.
e) Supervisão de Tutoria: Responsáveis pelo acompanhamento dos alunos quanto à inserção no curso, rendimento nas disciplinas, mediação entre o conteúdo, coordenadores e os professores. Se precisar falar com o coordenador dos tutores: coordtutoria@uniatitude.com.br.
f) Professores: Corpo docente especializado que exercem as funções de professores, desempenhando ministração das aulas, aplicações, orientação de trabalhos e atividades. A grande maioria dos nossos professores são pastores da nossa Igreja, com larga experiência na visão celular, discipular, plantação de igrejas e no ministério educacional.
g) Secretaria Geral: Responsável pelo atendimento das solicitações administrativas, bem como pela emissão de certificados; secretaria@uniatitude.com.br.
h) Assessoria Tecnológica: Responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento do ambiente virtual de aprendizagem e integração dos suportes tecnológicos do curso, bem como pela produção da versão on-line das videoaulas. admin@uniatitude.com.br.
i) Assessoria Financeira: Responsável por questões de pagamento, trancamento, reembolsos e contrato; financeiro@uniatitude.com.br.
Caso deseje agendar uma conversa presencial, basta enviar e-mail marcando o horário. Para alunos de fora do Rio de Janeiro que, por ventura, venham ao nosso estado será sempre um grande prazer conhecê-lo.